Notícia

Atores que interpretavam Sr. Barriga e Chiquinha se despedem de Roberto Bolaños

Por: verdinha às 19:35 de 28/11/2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Ninguém tem paciência comigo”. O dono de uma das frases mais famosas que marcou gerações de fãs de toda a América Latina, Roberto Bolaños, o eterno Chaves, morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos.

Com a notícia, seus colegas de trabalho Edgar Vívar, o Sr. Barriga, e María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, despediram-se do ator. “Roberto, não se vá, permanece em meu coração e no coração de todos aqueles que você fez feliz. Adeus, Chavinho. Até logo”, disse Edgar no Twitter.

Já a atriz agradeceu pelos momentos maravilhosos que teve ao lado do menino órfão da vila. “Obrigado por fazer pessoas felizes e por tantos momentos maravilhosos no grupo que compartilhamos”, publicou.

Foto: Reprodução/ Twitter

Foto: Reprodução/ Twitter

Foto: Reprodução/Twitter

Foto: Reprodução/Twitter

Notícia

Morre Roberto Bolaños, ator que deu vida a Chaves e Chapolin

Por: verdinha às 18:58 de 28/11/2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O criador de um dos maiores heróis da infância de boa parte dos brasileiros se foi, nesta sexta-feira (28). Roberto Gomes Bolaños, que deu vida aos personagens Chaves e Chapolin, tinha 85 anos e se encontrava em estado grave de saúde, respirando por aparelhos desde o dia 10. A informação foi divulgada pela rede mexicana de TV, Televisa.

Bolaños era casado com a atriz Florinda Meza, que interpretava a Dona Florinda em “Chaves”, com quem oficializou o casamento apenas em 2014. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento com Graciela Fernández Pierre. Segundo a imprensa internacional, Roberto morreu em Cancún, onde morava com a mulher há 27 anos.

O intérprete de Chaves e Chapolin nasceu na Cidade do México, em 1929, filho de uma secretária e de um pintor. Nunca chegou a se formar na universidade e na década de 50 começou a trabalhar escrevendo roteiros para a TV.

Chaves, (“Chespirito”, no México) personagem que o consagraria mundialmente, surgiu em 1971, com nome inspirado no escritor William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era “Chespirito”. O programa teve sete temporadas e fez um sucesso estrondoso no Brasil, onde ainda vai ao ar com reprises.

 

Notícia

Shopping oferece plataforma digital para auxiliar deficientes auditivos em Fortaleza

Por: verdinha às 16:24 de 28/11/2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O shopping Rio Mar, inaugurado em Fortaleza dia 29 de outubro, oferece aos deficientes auditivos a tecnologia 3D Hand Talk. A ferramenta é uma plataforma digital que traduz, por meio de um personagem virtual – o Hugo –, informações sobre o local para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com legendas em português, o totem está disponível no piso L1, próximo ao serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), e traz para os usuários uma comunicação interativa, facilitando a compreensão com uma linguagem corporal.

A tecnologia Hand Talk possui 25 milhões de traduções e conta com aplicativos para mobile e web, podendo auxiliar de forma prática a comunidade surda cearense. De acordo com a assessoria do shopping, Fortaleza tem o “1º shopping do mundo com tecnologia em Libras”.