Notícia

Camilo Santana promete entrega de oito estações do VLT para o dia 6 de julho

Por: verdinha às 9:37 de 12/06/2018

Foto: Agência Diário

Foto: Agência Diário

Parte do projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Ramal Parangaba/Mucuripe deve ser entregue no próximo dia 6 de julho. Em entrevista a Tom Barros, na Rádio Verdes Mares, o governador Camilo Santana confirmou a conclusão como prioridade para o mês de julho. Assim, oito estações que ligam a Avenida Borges de Melo e o bairro Papicu devem ser concluídas até a data explicitada. Camilo também garantiu que o serviço funcionará de forma gratuita em operação assistida.

O fim da obra, que contempla mais duas estações, Mucuripe e Iate, deve acontecer ainda no ano de 2018. O projeto prevê 13,4 quilômetros, sendo 1,4 elevado, de extensão, passando por 10 estações, 12 pontes e três passarelas, além da urbanização das áreas de 22 bairros de Fortaleza.

Histórico

As obras do VLT Parangaba-Mucuripe tiveram início por meio do Consórcio CPE-VLT Fortaleza, que abrange as empresas Consbem Construção e Comércio Ltda., Construtora Passareli e Engexata. Em 2014, porém, após várias notificações de atrasos feitas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o Governo do Estado optou por romper o contrato.

Ainda no ano de 2014, a Secretaria de Infraestrutura recusou proposta de consórcio formado pelas empresas Marquise e Engesol. No mesmo ano, mais uma tentativa foi feita. Dessa vez pela empresa Sultepa Construções e Comércio Ltda., que também não teve sucesso.

Em 2017, uma nova licitação foi realizada, apenas para a conclusão do trecho 3. A partir disso, as obras estão sendo realizadas em conjunto e divididas em trechos. O primeiro, da empresa CG Construções Ltda., é responsável pela construção de quatro viadutos ferroviários, um elevado e duas pontes. O segundo, correspondente à Construtora Morais Vasconcelos Ltda, se refere à construção e conclusão de três passarelas, além de seis estações. O terceiro e último trecho é realizado pelo consórcio entre CG Construções Ltda. e Domo Construções Ltda. – EPP, que são responsáveis pelas vias férreas e pelos acessos.