Publicidade

Notícias

Obras de requalificação da Avenida Beira-Mar afetarão 337 árvores

Por: verdinha às 12:14 de 16/05/2018

Foto: Thiago Gadelha

Foto: Thiago Gadelha

A partir de junho deste ano, terá início a requalificação da Avenida Beira-Mar. O prazo de 18 meses para que sejam iniciadas as mudanças foi determinado pela Prefeitura de Fortaleza. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), uma das modificações pendentes, referente à arborização do calçadão, afetará a existência de 337 árvores.

Ainda de acordo com a Seinf, todo o entorno da Avenida Beira-Mar possui 1.159 árvores. Desse total, 223 serão transplantadas e 114, removidas, o que equivale a 29% da quantidade absoluta. No documento “Memorial Descritivo do Projeto de Arborização e Paisagismo”, é assegurado o plantio de outras 1.218 árvores, além do aumento do número de espécies de 36 para 42.

Porém, a proposta enfrenta muitas críticas. A legislação brasileira determina que, depois de ser feito o plantio de uma muda, o tempo de crescimento e acompanhamento deve ser de dois anos, para mantê-la viva. No entanto, um dos pontos colocados pelo documento da requalificação é o de que a área verde será mantida apenas por seis meses após concluídas as obras.

Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, o professor de silvicultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (UnB), Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, encara o transplante e a inserção de novas espécies como medidas problemáticas. “A gente vai suprimir uma árvore com mais de 10 anos e só vai plantar e garantir mais seis meses de sobrevivência?”, questionou.

O especialista critica, ainda, o inventário no qual são colocados os nomes científicos e vulgares das espécies. “Em um inventário que se preze, é importantíssimo ter o nome vulgar da espécie e o nome científico por completo. Só existe nome científico ali para identificar de forma correta as espécies que serão adquiridas no plantio”, explica.

Comentar

Identificação

Se estiver com pressa, conecte-se a uma dessas redes para preencher seu cadastro.


Comentários(0)