Publicidade

Notícias

Pré-Carnaval 2018 Fortaleza: frota de ônibus, limpeza, segurança e fiscalização de trânsito serão reforçados

Por: verdinha às 16:58 de 11/01/2018

Foto: Daniel Aragão/ Diário do Nordeste

Foto: Daniel Aragão/ Diário do Nordeste

A Prefeitura anunciou a abertura do Ciclo Carnavalesco, na última quarta-feira (10) e, com isso, se une a outros blocos na programação completa do Pré-Carnaval 2018 da Capital cearense. A festa pública terá 10 pólos espalhados pela orla e bairros como Benfica e Aerolândia. Para atender a grande demanda de público que se desloca para essas áreas, foi montado um esquema que envolve aumento no número de ônibus, limpeza no entorno dos pólos, segurança e fiscalização de trânsito. Confira:

Frota de ônibus

Além do número habitual, mais quinze veículos vão reforçar a frota a partir de 15h de cada sábado até o final da festa, de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Para a região da Praia de Iracema, que é atendida por 23 linhas, terá o acréscimo de mais cinco linhas, saindo dos terminais de integração. São elas: 930 – Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema, 931 – Parangaba/Aterro Praia de Iracema, 935 – Messejana/ Aterro Praia de Iracema, 937 – Papicu/ Aterro Praia de Iracema e 938 – Siqueira/Aterro Praia de Iracema.

Segurança

Neste fim de semana, a Guarda Municipal atuará com 20 equipes. O trabalho será realizado com efetivos fixos, em bicicletas e em viaturas distribuídos em pontos como Praça do Ferreira, Mercado do Pinhões, Centro Cultural Belchior, além de guarda-vidas no Aterrinho da Praia de Iracema. De acordo com o diretor-geral, inspetor Romulo Reis, a ideia é que esse planejamento siga nos demais dias de Pré-Carnaval na cidade.

Limpeza

No Centro, 96 garis fazem a varrição no Centro de segunda a sábado e 28 aos domingos.Já na Beira-Mar são 60 garis de segunda a domingo. O efetivo será reforçado aos sábados, de acordom com a Prefeitura, dia com maior concentração de público, com 20 garis no turno da noite entre 22h até as 6h.

Posto Médico Avançado

Será instalado, no Aterrinho da Praia de Iracema, um Posto Médico Avançado (PMA), coordenado pelo SAMU, com atendimento às urgências e emergências médicas. O local terá equipe composta de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Além disso, o atendimento na área contará com o apoio de uma unidade móvel de suporte básico e cobertura da Central de Regulação.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) terá um efetivo de 120 agentes e orientadores de tráfego para controlar a circulação no entorno dos principais eventos, proibindo o estacionamento irregular, além de efetuar bloqueios provisórios.

– Praia de Iracema contará com dois percursos oficiais para os desfiles dos blocos. O primeiro percurso terá concentração no cruzamento da Av. Historiador Raimundo Girão com Rua Monsenhor Bruno, seguindo até a Rua Ildefonso Albano para acessar a Av. Beira-Mar. Nesse trecho será proibido estacionar nas vias a partir de 6 horas da manhã para liberar a área de concentração dos foliões e ambulantes previamente cadastrados.

A Av. Historiador Raimundo Girão ficará bloqueada entre a Rui Barbosa e Ildefonso Albano. Já a Av. Beira-Mar será interditada entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. Os bloqueios acontecerão a partir de 14 horas. A opção de desvio para quem trafega no sentido Aldeota/Centro é utilizar a Rui Barbosa e seguir pela Dep. Moreira da Rocha. Quem vem no sentido Centro/Aldeota, a opção é entrar à direita na Rua Ildefonso Albano e Av. Monsenhor Tabosa.

O segundo percurso terá concentração na Rua João Cordeiro, onde também será proibido estacionar no trecho compreendido entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Beira-Mar. Durante a passagem dos blocos, agentes de trânsito efetuarão o bloqueio dos cruzamentos da Rua João Cordeiro com as vias Tenente Benévolo, Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão.

– No Polo da Av. Monsenhor Tabosa terá um um bloqueio no cruzamento das avenidas Monsenhor Tabosa com Dom Manuel, a partir de 15 horas. O desvio indicado é seguir pelas ruas Almirante Jaceguai, Almirante Barroso e Historiador Raimundo Girão, devendo o condutor dobrar à direita na Rua Ildefonso Albano e retornar para a Av. Monsenhor Tabosa. O acesso de moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos dos desfiles será garantido mediante apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito nos postos de bloqueio. Os veículos com passageiros portadores de necessidades especiais terão acesso permitido para desembarque.

– Os demais polos terão a presença da AMC, segundo a prefeitura. No entorno do Mercado dos Pinhões, a Rua Visconde de Pelotas ficará bloqueada entre as vias Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo. Já na Praça do Ferreira haverá um bloqueio, a partir de 16 horas, no cruzamento das ruas Major Facundo com São Paulo e Floriano Peixoto com Pedro Borges. Em outros blocos espalhados pela cidade a operação acontecerá por meio de rotas volantes.

Comentar

Identificação

Se estiver com pressa, conecte-se a uma dessas redes para preencher seu cadastro.


Comentários(0)