Publicidade

Notícias

Fortaleza tem 35 bairros sem risco de infestação de arboviroses

Por: verdinha às 10:10 de 07/12/2017

Foto: Diário do Nordeste

Foto: Diário do Nordeste

Segundo o último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 35 dos 119 bairros de Fortaleza não demonstraram perigo de infestação pelo mosquito, e  nenhum dos bairros da Capital apresentaram risco para o surto de arboviroses, como a dengue, a febre chikungunya e a zika.

O levantamento foi realizado entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro e mostrou que, além disso, 54 dos bairros tiveram Índice de Infestação Predial (IIP) inferior a 1%, o que é o recomendado pelo Ministério da Saúde. A taxa de Fortaleza é de 0,63%, o menor registrado desde que a cidade começou a elaborar o LIRAa, no começo dos anos 2000.

Porém, em 30 localidades, ainda existe o alerta de infestação predial. Os principais afetados são o Centro e os bairros das regionais I (Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Farias Brito, Floresta, Jacarecanga, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Monte Castelo, Moura Brasil, Pirambú, São Gerardo, Vila Ellery e Vila Velha) e III (Amadeu Furtado, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bela Vista, Bonsucesso, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Olavo Oliveira, Padre Andrade, Parque Araxá, Parquelândia, Pici, Presidente Kennedy, Quintino Cunha, Rodolfo Teófilo e Aeroporto). Nos bairros da Regional I, o IIP geral é de 1,07%, enquanto no Centro e nas localidades da Regional III é de 1,01%.

Ainda de acordo com o LIRAa, os criadouros predominantes para a reprodução do mosquito na cidade são os depósitos ao nível do solo, como tanques, tambores e baldes, seguidos de depósitos móveis, como vasos com plantas, e depósitos fixos, como calhas e lajes. Um novo levantamento será realizado em Fortaleza no mês de janeiro de 2018, período que marca o início da quadra chuvosa do ano.

LEIA MAIS: Operação “Férias sem Arboviroses” tem início nesta segunda-feira (04) em Fortaleza; ouça

Comentar

Identificação

Se estiver com pressa, conecte-se a uma dessas redes para preencher seu cadastro.


Comentários(0)