Publicidade

Esportes

Arena Castelão recebe tecnologia que identifica quando a bola ultrapassa a linha do gol

Por: verdinha às 9:19 de 14/06/2013

Profissionais da Fifa instalam equipamentos nas traves do Castelão. Foto: Reprodução

Profissionais da Fifa instalam equipamentos nas traves do Castelão. Foto: Reprodução

A Arena Castelão recebeu, em suas traves, a tecnologia de sensores que indica quando a bola ultrapassa a linha do gol. A informação é do secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, por meio de sua página no Facebook. O sistema, usado pela primeira vez no Mundial de Clubes da Fifa, em 2012, acaba com lances que deixam aquela dúvida nos jogadores e torcida: “a bola entrou ou não?”.

Todos os estádios que receberão partidas na Copa das Confederações contarão com essa tecnologia, chamada de GLT (goal-line technology). Segundo a Fifa, “o objetivo não é substituir os árbitros, mas ajudá-los nas suas decisões. Ela deve indicar claramente se a bola cruzou totalmente a linha, e tal informação pode ser utilizada pelo árbitro ao tomar a decisão final”.

Conforme a entidade, a informação de que um gol foi ou não marcado deve ser imediata e confirmada automaticamente dentro de um segundo, chegando apenas aos árbitros da partida.

Foi crucial para a decisão da Fifa de utilizar a GLT a não validação do gol de Frank Lampard no jogo entre Inglaterra e Alemanha pela Copa do Mundo da FIFA 2010. No lance, a bola ultrapassou a linha, mas o gol não foi marcado pela arbitragem.

Comentar

Identificação

Se estiver com pressa, conecte-se a uma dessas redes para preencher seu cadastro.


Comentários(0)