Publicidade

Esportes

Fortaleza recebe o Vila Nova buscando voltar a vencer na Série B; confira informações da partida

Por: verdinha às 12:39 de 21/09/2018

Foto: Luane Veríssimo/Diário da Manhã

Foto: Luane Veríssimo/Diário da Manhã

Após duas rodadas, o Fortaleza volta a campo em casa nesta sexta-feira (21). O adversário da vez será o Vila Nova, em partida válida pela 28ª rodada da Série B, na Arena Castelão. Apesar de ambas estarem entre os cinco primeiros, as equipes vivem momentos bastante diferentes no que se refere aos últimos cinco jogos: foram três vitórias e dois empates dos goianos (3º melhor nos últimos cinco jogos) contra uma vitória, um empate e três derrotas do elenco tricolor (3º pior nos últimos cinco jogos).

Histórico

As equipes se enfrentaram 11 vezes na história, entre Séries B e C e Copa do Brasil, e o retrospecto é bastante equilibrado: foram quatro vitórias do Fortaleza, quatro empates e três vitórias do Vila Nova. O primeiro confronto entre os clubes aconteceu no dia 2 de setembro de 2000, pela Segundona. Na ocasião, em partida realizada no Estádio Serra Dourada, o resultado terminou empatado em 3 a 3. Os gols tricolores foram marcados por Baíca, Cleiton Maranhense e Clodoaldo.

Do total de jogos do Leão em casa contra o Tigre, o histórico também é favorável, com três vitórias, um empate e uma derrota. O último confronto em terras cearenses aconteceu em maio de 2015, pela Série C. Na ocasião, o Tricolor do Pici venceu por 3 a 2, com gols de Lima, Maranhão e Pio.

A última partida entre as equipes aconteceu em junho deste ano, pela nona rodada da Série B, e o jogo ficou no empate sem gols.

Como as equipes chegam para a partida

Fortaleza

O dono da casa chega para o desafio desta noite com sua maior sequência sem vitórias na Série B: foram um empate e três derrotas, duas das quais, consecutivas, nos últimos quatro jogos). O embate mais recente do Tricolor foi contra o Sampaio Corrêa, na última sexta-feira (14), quando foi derrotado pelo então lanterna por 1 a 0.

Com isso, o time comandado por Rogério Ceni chegou à nona partida seguida tomando gols (15, no total) e à segunda consecutiva sem balançar as redes adversárias. Apesar dos números preocupantes dos jogos mais recentes, a equipe segue na liderança da Série B, agora com uma vantagem menos folgada: são 47 pontos conquistados, um a mais que o segundo colocado, vindos de 14 vitórias, cinco empates e oito derrotas (58% de aproveitamento).

Segundo o FutDados, o Leão ainda é o melhor mandante do campeonato, com nove vitórias, dois empates e duas derrotas em 13 jogos (74,36% de aproveitamento). Além disso, possui o melhor ataque da competição, ao lado do Atlético-GO, com 39 gols marcados (23 dos quais, em casa), e tem a quinta melhor defesa, com 27 gols sofridos (11 dos quais, em casa).

Dos oito desfalques que a equipe teve diante o Sampaio Corrêa, voltam Diego Jussani, Igor Henrique e Pablo, após cumprirem as respectivas suspensões, Marlon e Nenê Bonilha, recuperados das lesões, além de Anderson Uchôa, que tratava uma fascite plantar desde o início da Série B e vive a expectativa da estreia. Outros cinco jogadores estão pendurados: Marcelo Boeck, Ligger, Roger Carvalho, Felipe e Derley.

Com isso, o provável time titular do Fortaleza é: Marcelo Boeck; Tinga, Diego Jussani, Ligger, Bruno Melo; Felipe, Derley, Dodô; Marlon, Éderson e Gustavo.

Vila Nova

Quinto colocado na Segundona, o time goiano entrará em campo logo mais com sete jogos de invencibilidade: foram três vitórias e quatro empates nos últimos confrontos. O desafio mais recente do Vila Nova foi contra o vice-líder CSA, no dia 11 de setembro. Na ocasião, o Tigre venceu por 2 a 1, de virada, o que evitou que os alagoanos se tornassem os líderes da Série B.

A equipe, primeira fora do G4, tem 43 pontos, vindos de 11 vitórias, 10 empates e seis derrotas (53,09% de aproveitamento). De acordo com o site FutDados, o Vila Nova tem o sexto pior ataque da competição, com 26 gols marcados (14 dos quais, fora de casa). Por outro lado, o elenco goiano tem a melhor defesa do campeonato, com apenas 18 gols sofridos, cinco a menos que a segunda melhor, Ponte Preta. Porém, dos 18 gols sofridos, 13 foram fora de casa.

Apesar deste dado, o Tigre é o quarto melhor visitante, com 21 pontos em 14 jogos, vindos de seis vitórias, três empates e cinco derrotas. A equipe está no G4 há 10 rodadas.

Contra o Fortaleza, o time de Hemerson Maria terá quatro desfalques: dois por lesão e dois por suspensão. O zagueiro Wesley Matos não participou dos treinos durante a semana e foi diagnosticado com uma lesão muscular; o lateral-direito Maguinho fraturou a fíbula; o goleiro Mateus Pasinato cumprirá suspensão automática após receber o terceiro amarelo; e o meia Elias, ex-Fortaleza, irá cumprir uma partida de suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Além disso, outros sete jogadores estão pendurados: Rafael Santos, Hélder, Maguinho, Naylhor, Wellington Reis, Elias e Mateus Anderson.

Assim, o provável time titular do Vila Nova é: Rafael Santos; Moacir, Naylhor, Diego Giaretta, Gastón Filgueira; Geovane, Wellingotn Reis; Mateus Anderson, Alan Mineiro, Lucas Braga; Alex Henrique.

A partida entre Fortaleza e Vila Nova acontecerá logo mais, às 21h30, na Arena Castelão.

Comentar

Identificação

Se estiver com pressa, conecte-se a uma dessas redes para preencher seu cadastro.


Comentários(0)