Esporte

Convocação da seleção brasileira para Copa do Mundo acontecerá nesta segunda (14); confira detalhes

Por: verdinha às 9:06 de 14/05/2018

Foto: Divulgação/CBF

Foto: Divulgação/CBF

Nesta segunda-feira (14), às 14 horas, acontecerá a convocação definitiva da seleção brasileira para a Copa do Mundo da Rússia. O técnico Tite já contará com um grande desfalque: o lateral-direito Daniel Alves, que se lesionou durante a final da Copa da França, na última terça-feira (8), e que, segundo o médico da equipe, Rodrigo Lasmar, deve passar até seis meses fora dos gramados.

Em texto publicado no site The Players’ Tribune, o atleta do Paris Saint-Germain declarou tristeza ao saber que não participaria do Mundial (que pode ser seu último, pela idade), mas não se deixou abater pelo ocorrido. “Eu só chorei uma vez, e foi quando estava sozinho. E deixa eu dizer coisa – eu não quero ninguém chorando por mim. Eu não quero que ninguém sinta pena de mim. Tenho vivido os meus sonhos”, relatou. Jogador com mais títulos do futebol mundial, com 34 taças das mais diversas, como Champions League, Mundial de Clubes, Copa América e Copa das Confederações, provavelmente não terá a chance de conquistar o único título que lhe resta: a Copa do Mundo.

Para o lugar de Dani Alves, três nomes são bastante cotados: Fagner, do Corinthians, que se recupera de lesão, mas que poderá jogar a Copa, segundo Rodrigo Lasmar; Danilo, do Manchester City; e Rafinha, do Bayern de Munique.

Ao longo dos quase dois anos sob o comando técnico do Brasil, Tite realizou 10 convocações, nas quais chamou 64 jogadores. Destes, 15 apareceram com mais frequência nas listas do treinador: Alisson, Ederson, Marcelo, Marquinhos, Miranda, Thiago Silva, Casemiro, Paulinho, Fernandinho, Renato Augusto, Willian, Philippe Coutinho, Neymar, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

Tite anunciará 23 nomes que deve levar para a Rússia, porém serão 35 jogadores pré-inscritos. Esses 12 jogadores só serão anunciados posteriormente, se houver autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os atletas desse grupo reserva servirão para substituir algum jogador da lista principal que precise sair em caso de lesão ou por outro motivo.

O treinamento e a avaliação física da seleção brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, terão início, a partir do dia 21, quando os jogadores se apresentarão, aos poucos, e serão recebidos pela comissão técnica, que chegará um dia antes. Nomes quase certos na lista oficial, Marcelo, Casemiro e Firmino devem se juntar ao resto da equipe logo após a final da Champions League entre Real Madrid e Liverpool, que será disputada no dia 26 de maio. O embarque para a Inglaterra está previsto para 27 deste maio. Antes de viajar para a Rússia, o Brasil terá dois amistosos: um contra a Croácia, no dia 3 de junho, em Liverpool, e outro contra a Áustria, no dia 10, em Viena.

Na Rússia, a seleção fará a preparação final na cidade de Sochi, onde realizará os treinamentos e voltará depois de cada partida. No local, ficará toda a estrutura para os jogadores e a comissão técnica. Os jogos na fase de grupos acontecerão no dia 17 de junho, contra a Suíça, no dia 22, contra a Costa Rica, e no dia 27, contra a Sérvia.

LEIA MAIS: Tá na Verdinha, Tá na Copa: ouça análise das seleções asiáticas classificadas para a Copa