Publicidade

Esportes

Ceará e Fortaleza têm queda no ranking da CBF; entenda

Por: verdinha às 12:23 de 06/12/2017

Foto: Lucas Moraes

Foto: Lucas Moraes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou o ranking de melhores clubes do país na última segunda-feira (04). Os times cearenses apresentaram queda em relação às posições finais do ano anterior: o Ceará está na 27ª posição, com 5.553 pontos (ano passado, a equipe estava em 23º lugar ao final dos campeonatos), enquanto o Fortaleza está em 42º lugar, com 3.289 pontos (em 2016, o Leão havia terminado em 40º).

A diferença de pontos do Alvinegro entre 2016 e 2017 é de 351 pontos, enquanto a do Tricolor é de 355 pontos. Segundo a convenção de pontos estipulada pela CBF, os acessos das equipes cearenses não representaram grande aumento na quantidade de pontos para facilitar a subida no ranking. Por terminar a Série B em terceiro lugar, o Ceará faturou 300 pontos. Já o Fortaleza, que foi vice-campeão da Série C, ganhou 160 pontos.

As respectivas pontuações das equipes cearenses são menores, se comparadas isoladamente, às dos rebaixados da Série A para a B e da B para a C. Ou seja, Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético-GO pontuaram mais que o Vozão, assim como Luverdense, Santa Cruz, ABC e Náutico pontuaram mais que o Tricolor. De 2016 para 2017, o Ceará foi ultrapassado por Atlético-GO, Avaí, Santa Cruz e Paysandu, e o Fortaleza foi ultrapassado por Oeste, Boa Esporte, Londrina e Vila Nova, mas passou de América-RN e Portuguesa.

Copa do Nordeste 2019

Com essa classificação, o Ceará está automaticamente na Copa do Nordeste de 2019, segundo as novas regras de seleção para a competição regional. Das 16 vagas do Nordestão, sete serão oriundas das posições do ranking, enquanto as outras nove serão dos campeões estaduais.

No caso do estado cearense, o cenário é o seguinte: são duas vagas para o campeonato em 2019, sendo que uma será a do campeão estadual, e a outra, do time melhor posicionado na lista da CBF. Assim, o Vozão já está assegurado na competição por ser a equipe mais bem colocada, mesmo que não conquiste o Estadual de 2018. Porém, caso o Ceará seja o campeão cearense do próximo ano, o Fortaleza pode ficar com a segunda vaga na Copa do Nordeste, pois é o segundo clube do estado melhor ranqueado pela CBF.

Comentar

Identificação

Se estiver com pressa, conecte-se a uma dessas redes para preencher seu cadastro.


Comentários(0)