Entretenimento

Limão com Mel completa 20 anos e continua fiel ao ritmo que o consagrou

Por: verdinha às 8:53 de 11/06/2013

Banda atrai grande público nos shows. Foto: Tuno Vieira

Banda atrai grande público nos shows. Foto: Tuno Vieira

O ano de 2013 é uma data especial para a banda Limão com Mel, velha conhecida do público cearense que comemora 20 anos de carreira. O grupo iniciou tocando diversos estilos musicais para depois se dedicar apenas ao forró romântico. Lançou um disco, 29 CDs e oito DVDs. Foi a primeira banda a fazer versões em forró de sucessos internacionais e conseguiu emplacar várias músicas, principalmente nas rádios.

A Redação Web da Rádio Verdes Mares conversou com o vocalista da banda, Batista Lima, sobre diversos momentos do Limão com Mel durante esse período. Batista afirmou que, em 20 anos da banda, houve diversas conquistas. “Nos trouxe amadurecimento e realizações pessoais”, lembra. Ele também fez questão de ressaltar a importância dos fãs. “Não travamos essa batalha sozinhos, tivemos sempre o apoio dos fãs de todo o Brasil”.

Antes de ser o Limão com Mel, a banda se chamava Talismã, e tocava diversos ritmos, como rock, MPB, samba, forró e blues. Apenas em 1993, começou a se dedicar somente ao forró. “Trouxemos o ritmo nordestino, falamos da vaquejada, do pé de serra e sempre destacando o amor. A característica fundamental do Limão foi falar do amor, utilizando instrumentos e batidas eletrônicas e até outros estilos, como samba e pagode”, lembra Batista.

O vocalista acredita que o Limão com Mel tem uma identidade forte e, por isso, conseguiu consagrar muitas músicas no mercado, que nunca estão fora do repertório da banda nos shows. Ele cita a música “Um sonho de amor“, lançada em 1993, como o primeiro sucesso do grupo, sem esquecer “De Janeiro a janeiro“, lançada em 1997, e que é a música na voz feminina do Limão com Mel mais conhecida.

Apesar de afirmar a existência de vários sucessos, Batista garante que a música “Toma conta de mim” é o maior sucesso da banda. “Foi o auge do Limão com Mel e nos trouxe o nosso primeiro disco de platina, com 280 milhões de cópias vendidas. Sem dúvida, foi a que alavancou a banda nacionalmente. ‘Toma conta de mim’ é como se fosse ‘É o amor’ do Zezé di Camargo e Luciano” para a gente”, compara Batista.

Forró universitário não atrapalhou o estilo romântico da banda

Mesmo com o auge do forró universitário, Batista afirma que o Limão com Mel não ficou prejudicado. “Muitas bandas passaram a tocar o forró universitário e a gente acabou ficando praticamente sozinho no estilo forró romântico. Sempre que pensam em um show desse modelo, chamam a gente. Sempre querem Limão com Mel, quando querem forró romântico”, garante o vocalista.

Batista ressaltou também a fidelidade dos fãs da banda. “Nós temos um público certo. Quem vai para o nosso show, já sabe o que vai ouvir”, ressalta.

Banda respeita direitos autorais

Em tempos de downloads gratuitos na Internet, Batista explica que a banda tem o cuidado de deixar disponível no site as músicas, sempre respeitando os direitos autorais, inclusive das versões internacionais. “Toda vez que fazemos uma versão internacional, a gente pede autorização, para fazer um trabalho legal e correto. E a nós só tocamos quando temos autorização da banda original”, afirma.