Entretenimento

Na faixa: confira lugares para curtir o feriado em Fortaleza com a família

Veja quatro opções com programação gratuita para aproveitar a folga

Por: Carolina Melo às 9:50 de 06/09/2018

Os brasileiros poderão aproveitar pelo menos mais cinco feriados até o fim deste ano. Três dessas folgas cairão em sexta-feiras e os outros dois em terça e quinta-feira, criando os chamados feriados prolongados. Pensando nisso, o Portal da Verdinha selecionou quatro dicas de lugares com programação gratuita, ou quase, para você curtir essas datas em Fortaleza.

1 – Parque do Cocó

A unidade de conservação ambiental é uma localidade perfeita para conhecer a natureza e os animais silvestres. Com mais de 1,5 mil hectares, o Parque do Cocó é um pedacinho de verde em meio à selva de pedras formada pelos prédios da Capital.

Com uma programação diversificada, a reserva oferece inúmeras atividades de lazer, dentre elas trilhas, área para piquenique, aluguel de bicicletas, academia ao ar livre, arvorismo. Especialmente aos domingos, o projeto Viva o Parque aumenta esse leque de opções trazendo aulas de zumba, yoga, massagem, pintura facial em crianças, doação de mudas, biodança, entre outras.    

Cortado por alguns quilômetros do Rio Cocó, a unidade de conservação ainda oferece a possibilidade do visitante navegar pelas águas do flume cearense. O passeio de barco dura cerca de 20 minutos e é uma das poucas atividades pagas do parque ecológico, custando de R$ 5 (meia) a R$ 10 (inteira). Disponível em todos os dias, sem necessidade de agendamento aos domingos, a excursão pelo rio funciona das 7h às 13h.

Na unidade, não é permitido a utilização de balões e nem o descarte irregular de lixo por causa da conservação da vida dos animais silvestres que vivem no Parque. Entretanto, é liberado a entrada de objetos, como mesas de até dois metros, nas dependências do Cocó.   

Serviço:

Parque do Cocó  
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, s/n – Cocó, Fortaleza – CE, 60060-170
Horário de funcionamento das atividades: 7h às 17h
Agendamento de passeio pelo Rio Cocó: (85) 9 85278216 / (85) 9 85368781
Gratuito

2 – Zoológico

Cidade

O Parque Zoológico Municipal Sargento Prata está localizado em uma área verde de aproximadamente quatro hectares e abriga cerca de 152 animais de 47 espécies diferentes, entre jiboias, jacarés, araras, aves de rapina e mamíferos como jaguatirica, guaxinim e macacos, a maioria da fauna brasileira. O equipamento também oferece parquinhos com variedade de brinquedos para as crianças.

Aberto de terça à domingo, das 9h às 16h, o zoológico também disponibiliza a possibilidade de realização de piqueniques, mas é proibido levar animais, aparelhos de som e, principalmente, alimentar os bichos residentes no Sargento Prata.

Serviço:

Parque Zoológico Municipal Sargento Prata
Endereço. Av. dos Paroáras, 100 – Passaré
Visitação: Terça a domingo, das 09 às 16h
Gratuito

3 – Espaço Cultural Unifor

CIDADE

Localizado no 2º andar do prédio da Reitoria da Universidade de Fortaleza, o Espaço Cultural Unifor atrai a atenção de milhares de visitantes, disseminando inovação e memória, além de democratizar o conhecimento de identidades artísticas, históricas e culturais do País.

Atualmente, o Espaço está com três exposições em cartaz, são elas: A ‘Da Terra Brasilis à Aldeia Global’, que reúne 250 obras dos principais nomes das artes plásticas do Brasil e de estrangeiros em comemoração aos 45 anos da Unifor; ‘Um Sonho em Movimento’, mostra fotográfica que conta a história da universidade; e ‘Santos Dumont – Coleção Brasiliana Itaú’ que traz 500 peças da vida pessoal e da obra do inventor brasileiro.

Nos finais de semana, os jardins da instituição ficam a disposição da comunidade, que pode fazer piqueniques, passeios de bicicleta, prática de esportes, como vôlei e futebol, e tudo isso em meio a uma enorme área verde.O Campus Livre funciona entre as 8h e 17h.     

Serviço:

Espaço Cultural Unifor
Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz
Tel: (85) 3477.3319
Gratuito

4 – Praia de Iracema

Localizada na orla da cidade em um bairro homônimo, a praia homenageia uma das principais obras de José de Alencar: ‘Iracema’. Palco de encontros entre diferentes tribos, a praia é a mais próxima do Centro da cidade, o que atrai turistas e fortalezenses a darem um mergulho nos verdes mares cearenses depois de um dia de trabalho.

Entre as áreas mais famosas está a emergente ‘Praia dos Crush’, trecho que fica entre dois pontos turísticos, a Ponte dos Ingleses e o Espigão João Cordeiro, e é lotada nos finais de semana por visitantes que desejam curtir as areias de Iracema, o pôr do sol e um banho nas águas salgadas do Oceano Atlântico que banham Fortaleza.        

As opções de lazer da Praia de Iracema são inúmeras e ecléticas, dentre elas estão as quadras para prática de esportes, aluguel de bicicletas, academia ao ar livre, além dos monumentos turísticos distribuídos ao longo do calçadão e da faixa de areia da praia. A mais famosa, a estátua ‘Iracema, a Guardiã’, mostra a heroína alencarina segurando um arco em posição de batalha e é uma das esculturas de destaque da região, assim como os letreiros “Fortaleza”, localizado mais próxima à ‘Praia dos Crush’, e ‘Ceará’, ao lado do Mercado dos Peixes.

A arte urbana presente nos muros dos prédios compõem uma verdadeira galeria ao ar livre que encanta quem passa pelo local.

Serviço:

Praia de Iracema
Endereço: Avenida Beira Mar, Praia de Iracema – Fortaleza
Gratuito